quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Especial Ninja : Ninja Five 0 (GBA)





Os jogos de ninja tiveram seu auge nas gerações 8 e 16 bits. Depois disso, praticamente nada muito digno de nota foi lançado, com excessão dos novos jogos da série Ninja Gaiden, enquanto tivemos de nos contentar com a fraca versão de Shinobi para o GBA.

Só que na metade de 2003 a Hudson desenvolveu um jogo que passou meio despercebido pelo grande público, jogo esse que caso tivesse sido lançado no auge dos 16-bit, hoje seria considerado um clássico : Ninja Five-0 !




Quando uma terrível organização terrorista invade a cidade e faz vários reféns, o ninja anit-terror Joe Osugi decide entrar em ação, passando por fases como aeroportos,bancos,cavernas, até chegar na base secreta dos vilões.





Os estágios são bem lineares, mas divididos em várias salas cujas portas coloridas podem ser abertas com chaves de suas respectivas cores.Ainda assim não há como se perder, pois geralmente são achadas no curso das fases, sem a necessidade de uma exploração chata que quebre o bom ritmo do jogo.

Joe é equipado com shurikens infinitas, que podem ser turbinadas com power-ups, se tornando desde bolas de fogo até raios laser.
Ele conta também com uma espada acionada com o botão R, ideal para ataques furtivos e contra outros ninjas, além de magias que concedem invencibilidade temporária ou um ataque que varre a tela. Mas não é só isso.


 O ninja conta também com um gancho que funciona praticamente igual ao jogo Bionic Comando, que será usado muitas vezes durante o jogo, seja para atingir plataformas e encontrar melhores maneiras de atacar os inimigos que muitas vezes estão bem protegidos, seja para ultrapassar obstáculos, indo  dos famigerados buracos com espinhos,
até chamas que brotam dos piores lugares possíveis.




O jogo não começa tão difícil, mas como os bons jogos de antigamente, a coisa piora a partir do momento que que os obstáculos se unem a inimigos rápidos e mortais, além de vários desafios que exigem timming, como escorregar sob dutos de fogo, plataformas mortais e outras gracinhas. Não chega a ser um Ninja Gaiden, mas é um belo desafio.







 Os chefes geralmente possuem magias chatas (especialmente o sapão ao lado), e Joe não pode tomar tantos hits assim, e como não há marcadores de tela, um certa prática será necessária para vencer todos os obstáculos.





Os gráficos são bons, com uma ótima animação.
As músicas são OK, não clássicas, mas cumprem seu papel.

Ninja Five-0 é um ótimo jogo, que pega muitos clichês já usados, mas os executa de forma tão competente que nos faz desejar que mais jogos assim ainda fossem lançados. Mais que recomendado.

NOTA : 8,0

4 comentários:

  1. Nunca joguei esse jogo, mas só de olhar as imagens dá para ver que ele bebeu da mesma fonte de Shinobi. Resgate de reféns, bandidos armados que se escondem atrás de caixas e até o estágio do aeroporto é parecido com o primeiro estágio de Shadow Dancer/The Secret of Shinobi (Arcade, Master System). Até o nome do ninja é Joe, como Joe Musashi!

    É bem possível que e a desenvolvedora tinha como objetivo agradar os fãs da franquia da Sega...

    ResponderExcluir
  2. se o objetivo era esse, conseguiram com louvor, diferente da Sega que hoje estupra seus clássicos e sofre pra parir um Sonic que preste.
    Obrigado pela visita !

    ResponderExcluir
  3. Gostei das imagens, achei promissor. Fiquei interessado nesse jogo aí. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Quem nunca jogou jogue ,principalmente os fans de ninja gaiden e shinobi,não irão se arrepender (Bôsco-Caruaru-PE)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...