Antigamente, nos anos 80/90, as febres apareciam com muito mais força do que hoje, uma época tão bombardeada pelo excesso de informação, onde a cada 15 minutos uma nova mania surge.
E as Tartarugas Ninja foram uma febre quente como um vulcão !
![]() |
os quadrinhos originais |
Surgidas nos quadrinhos alternativos, os personagens explodiram pra valer quando migraram para os desenhos animados, que apesar de ser bem mais infantil que os quadrinhos (que eram bem violentos) e até meio bobinho, conquistou a garotada da época e gerou uma infinidade de produtos, incluindo aí os videogames.
Um primeiro jogo foi lançado para o Nes e não fez tanto sucesso assim, principalmente pela jogabilidade mal polida e pela dificuldade assustadora, mas a Konami decidiu levar a franquia para os arcades e lançou um jogo que entrou para a história.
O jogo é um beat'n up, estilo que ainda fazia muito sucesso na época, mas era de uma grandiosidade tamanha que se destacava como nenhum outro dentro dos saudosos fliperamas.
Começando pelo seu gabinete : quem viu uma máquina original sabe do que estou falando.A bicha era IMENSA, colorida ( apesar dos desenhos serem bem meia-bocas...) e dava a opção inédita na época de 4 jogadores poderem disputar uma partida juntos, e isso, meus amigos, era o próprio apocalipse na terra !
O jogo calculava a dificuldade de acordo com o número de jogadores, e se 3 ou 4 amigos fossem "brincar" ao mesmo tempo, uma horda de ninjas era lançada na tela, e isso era muito bacana e divertido de se ver.
E falando no visual, o jogo é um verdadeiro desenho animado. Personagens coloridos e bem animados, cenários lindos ajudados ainda pela dimensão da tela, grande o suficiente para acomodar todos os elementos, tudo isso embalado por grandes músicas tiradas diretamente do desenho.
E essas músicas marcaram demais, pois a primeira lembrança que tenho do jogo é de simplesmente ouvrir a música de abertura há 1 quarteirão de distância do fliperama.
Lembro até hoje do grito que dei para meu tio ao ouvir a melodia: "Nossa, essa é a música das tartarugas ninjas, será que chegou um jogo delas??????"
Isso numa época sem internet, quando os jogos chegavam de surpresa e nos arrebatavam assim de uma vez só ( ou eram esquecidos, caso fossem uma bosta...)
A jogabilidade é simples e eficaz, e a dificuldade é bem grande, principalmente nos diversos obstáculos lançados na cara dos pobres jogadores. A fase dos skates é lendária...quem se esquece daquelas explosões enormes que cobriam a tela durante o ataque dos helicópteros?
Os chefes também são bem cabeludos, desde o primeiro confronto com Rocksteady, que depois é um inferno quando vem acompanhado pelo seu companheiro Bebop, passando pelo soldado de pedra, Krang e o clássico e descabelante duelo final com o Destruidor, garantia de muitas e muitas fichas gastas !
![]() |
o duelo final : um massacre !!!!! |
O jogo marcou época e foi outro grabde sucesso quando foi portado paro o Nes, motivo de grande inveja deste que vos fala, possuidor de um Master System na época...
Mesmo com o lançamento do tecnicamente superior e excelente 4º jogo para o Snes, este ainda, ao menos pra mim, ainda é um jogo
mais carismático e muito marcante, que me proporcionou momentos inesquecíveis nos hoje quase extintos arcades, a graças aos emuladores, posso sempre reviver de forma menos grandiosa no aconchego do meu lar...
Mas ainda é muito bom chutar a bunda dos ninjas do Clã do Pé !!!!!!
![]() |
NOTA FINAL : 100!!!!!!!!!!! |
Big Apple : 03:00 AM!
ResponderExcluirrapaz, tenho que jogar essa versão do arcade. só joguei a versão do SNES e era muito massa.
ResponderExcluirA do Snes é o 4, este seria o 2. apesar do de Snes ser fantástico, ainda cho este melhor.
ResponderExcluirDava pra jogar de quatro!!! (personagens eu quero dizer!) o fliper que a gente jogava dava crédito se vc chutasse ele, então da-lhe joelhadas ao melhor estilo Sagat, kk
ResponderExcluirAbraço!