segunda-feira, 11 de junho de 2012

Arcades que Marcaram : Golden Axe

                                                      


Apesar de não ter a mesma popularidade hoje, Conan foi uma verdadeira febre nos anos 80, com dois filmes clássicos ( ao menos o primeiro...) e suas revistas vendendo números inimagináveis hoje em dia. Na época nunca teve um jogo à altura, mas a Sega revolucionou os arcades com um jogo totalmente diferente do que se via na época, totalmente inspirado no universo do bárbaro cimério.






 Em 1989, a maioria dos jogos era de plataforma ou de nave. As excessões eram Renegade e Double Dragon, que inauguraram a era dos beat'em ups.
Coube a Golden Axe, seguido depois por Final Fight,consolidarem o gênero e torná-lo uma febre até meados dos anos 90.






  Golden Axe é um beat'em up com temática inspirada em Conan, o bárbaro, contando a história de 3 guerreiros que se unem para derrotar o maléfico Death Adder, que roubou o poderoso machado Golden Axe, aprisionou a família real e deixou um rastro de mortes no processo, inclusive parentes dos heróis.




                                                                  Os guerreiros:





 O clássico bárbaro inspirado em Conan. Tem suas magia inspiradas na terra e é o personagem mais balanceado dos três.







Guerreira claramente inspirada em Sonja, pode parecer a mais fraca pela lógica deste estilo de jogo, mas o sistema de combos a torna praticamente igual a Ax Battler, além de suas magias baseadas no fogo serem as mais fortes e com melhor visual, com direito a um dragão e tudo mais.








O anão é o personagem mais forte do jogo, mas suas magias baseadas no trovão são as mais fracas.É o único a aparecer em todas as continuações.









O causador de toda a matança e ladrão do machado de ouro. E dono de um visual bem estiloso, por sinal...







3 heróis e um destino




Jogadores atuais podem taxar o jogo de chato, lento e curto ( curto até que é mesmo....). Mas seus controles perfeitos, ótima direção de arte e música inesquecível marcaram este jogo para sempre na mente dos jogadores.


A jogabilidade é simples e eficiente : um botão de ataque, um de salto, sendo que podem ser combinados, movimentação em 8 direções, a habilidade de correr e criar ataques durante este movimento, e um botão para magias, que dão um toque especial ao jogo.



  Durante vários momentos, duendes surgem na tela e liberam potes de magia ao serem devidamente atacados. Cada personagem tem estoques em quantidades diferentes e podem desferir poderosos ataques dependendo da quantidade estocada, causando um verdadeiro espetáculo dependendo da força da mesma.

A magia mais poderosa de Tyris

Outro grande diferencial no jogo é a possibilidade de se usar montarias, como uma espécie de cocatrix ( chamados na época de "periquitos"...) e dois tipos de dragões. Uma ótima inovação que contribuiu demais para o sucesso do jogo e se tornou parte inseparável de sua mitologia.

Os gráficos são sóbrios e dão o clima da aventura. Não são muito coloridos, tendo grande predominância da cor marron, mas totalmente de acordo com o clima da aventura.Os cenários se diversificam em florestas, vilarejos, castelos e até nas costas de uma águia e de uma tartaruga gigantes.


Um aspecto que marcou demais foram as músicas, totalmente inspiradas no filme Conan, o Bárbaro, com melodias heróicas,poderosas, e marcadas pelo grande uso de tambores, num clima bem "bárbaro" e selvagem. São daquelas que ficam na cabeça mesmo mais de 20 anos depois.





 Golden Axe foi um sucesso inquestionável, sendo convertido para praticamente todo sistema ou computador da época ( sendo que a versão de Mega Drive ainda tem um estágio a mais), gerando duas sequências para o Mega Drive, uma escelente continuação para Arcade ( The Revenge of Death Adder) e alguns spin offs, como 2 rpgs e um jogo de luta.








Mas a magia do jogo original ainda é inesquecível, um jogo que marcou com um conjunto de qualidades que lhe deram um clima único e maravilhoso, tornando-o um dos maiores clássicos dos videogames de todos os tempos, presença obrigatória em qualquer lista de melhores jogos que se preze.

Mas se você não gosta de Golden Axe, então vá para o inferno !
Sem nota! Clássicos assim não precisam disso...







Curiosidade 1 : os sons dos gritos de morte dos vilões foram tirados dos filmes Rambo -  programado para matar e Conan, o Bárbaro. Vídeos mostrando isso podem ser vistos aqui.

Curiosidade 2 : uma vez meu tio companheiro de jogatinas inventou uma história de que ao dar o ataque da "fincada" em Death Adder como último ataque, o herói se agarrou em seu pescoço, levando o vilão a destruir uma parede revelando mais um estágio... isso antes de sair a versão do Mega Drive !!!!!! Nostradamus ???????????????






6 comentários:

  1. Golden Axe é excelente, um dos jogos “monstros sagrados” do Mega. parece que a versão arcade é um pouco mais detalhada, mas o Mega Drive é deu para converter ele com maestria, mesmo com as limitações do console. o que seria um grande feito. eu e meus amigos selecionarmos entre o Gilius e a Tyris. raramente alguém ia com o Ax Battler. Tyris era boa nas magias(e atraente,diga-se de passagem) e o anão era muito forte fisicamente e o outro…ninguém ligava.

    e gostei das fotos e essas artes do game, eu nunca vi em outro site antes....

    e que bom por você não ter desistido do site. você faz otimos reviews, e não se tem muitos sites de Retro games por aí. espero que continue seu trabalho por aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eandro, eu já jogava com o Ax justamente por parecer o Conan ! Mas variava sempre pra não torar as coisas maçantes.
      E considero a versão do Mega a melhor conversão caseira, ainda mais com o estágio extra e a arena.

      Excluir
  2. A versão caseira do Mega é a melhor mesma, por sinal a única que se compara ao arcade. Mas a do Master ficou muito boa também levando em conta as qualidades do console, gostei do Blog Bond, já estou acompanhando, aproveita e visita os meus e dá uma olhada nos games e fotos do Master System.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. mto legal
    sempre joguei golden axe e continuo jogando
    pq o jogo e mto fera
    e a versao mais nova e so de um player
    e fica chato se fosse de 2 iria ser um sucesso

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho a fita do Golden Axe ainda (só falta o Master, hehehe)... bom relembrar o jogo :)

    ResponderExcluir
  5. Adora notícias sobre games e tudo que envolve sobre games, é um viciado em games.
    Games na Santa Ifigênia Jogos e Videos Games Xbox One, PlayStation V, Nintendo Switch, Consoles Portáteis PS Vita e Nintendo 3 DS, Controles e Acessórios.

    https://lojanasantaifigenia.com.br/categorias/games-na-santa-ifigenia
    Email: comercial@lojanasantaifigenia.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...