segunda-feira, 4 de julho de 2011

Especial Ninja : Shadow Dancer (multissistema)


Shinobi foi um enorme sucesso e a Sega não perdeu tempo : tratou de logo expandir a fanquia lançando dois jogos, sendo The Revenge of Shinobi para o recém-nascido Sega Genesis, onde criou um jogo totalmente diferente do primeiro, e Shadow Dancer para os Arcades, jogo que herdou diretamente a jogabilidade do primeiro jogo.





A histtória do jogo se passa no futuro, onde uma nova ameaça toma o lugar da Zeed : o grupo terrorista Asian Dawn ( tcha-rraannnnnnnnn!)

Só que deste fez não encarnamos Joe Musashi e sim seu filho Haiate, acompanhado de seu cão Hiamato, que pode ser usado para imobilizar certos inimigos por alguns segundos preciosos até que possamos agir.


Hiamato ataca!


Tirando esse detalhe, todo o resto funciona exatamente igual ao Shhinobi original : ataques à distância com shurikens, golpes em curta distância com espada, saltos entre dois planos e bombas para desarmar no lugar de reféns, além das já clássicas magias, que agora são acompanhadas por uma animação em tela cheia.






Graficamente, o jogo recebeu um belo upgrade: cenários bem mais detalhados, personagens maiores, inimigos mais variados, e o próprio Shinobi foi totalmente remodelado seguindo seu sprite do "Revenge", parecendo agora um ninja de verdade, sendo seu visual um defeito do primeiro jogo. Os Bosses também estão grandes e geram batalhas difíceis e emocionantes.


o primeiro boss : lembra muito keh-no !

Segundo Boss : sim, é um trem!!!!!


Mas o jogo não é perfeito : a jogabilidade está menos "macia" que o primeiro, sendo que os golpes à curta distância demoram às vezes a sair, o que poder provocar a morte do herói principalmente ao enfrentar outros ninjas. E as músicas são bem menos inspiradas, não sendo nenhuma realmente memorável.






Bonus Stage : igual ao primeiro, só que mais bonito!


A dificuldade é aquele constante dos arcades : começa mais manso mas rapidamente se torna um inferno ! O terceiro estágio me causa pesadelos até hoje, cm inimigos posicionados estrategicamente pra emputecer o jogador!!!!!









Resumindo : um ótimo jogo, que melhorou muitos aspectos do primeiro sem inovar muito na jogabilidade, mas que decaiu em outros, como música e um pouquinho da jogabilidade. E ainda assim um clássico !

NOTA 8 !


                                                                      AS CONVERSÕES


Assim como o Shinobi original, o jogo não demorou a ganhar conversões para outros sistemas.

Sim, o inimigo tem a pele verde!

A Sega lançou uma versão para o Master System que é totalmente dispensável. Naquela tentativa clássica de sempre tentar forçar os limites do Master bem mais do que ele suportava, o que acabou saindo foi um jogo com sprites grandes mas horrorosos, uma jogabiidade travadíssima e a eliminação do cão acompanhando o herói durante as fases, apesar de poder ser "invocado". Teve tanbém fases cortadas. Simplesmente péssimo.
Nem quero dar nota pra esse troço...






Já o Amiga ganhou uma excelente versão pelas mãos da US Gold. O jogo ficou muito bem adaptado mesmo com uma paleta de cores reduzida, mantendo uma jogabilidade muito boa adaptada pro controle do computador, com todos os elementos do original, inclusive com Haiato seguindo Shinobi por todos os lados.







Já em um quesito essa versão melhorou em muito um defeito do Arcade : as músicas !
Todos os temas são muito mais vibrantes e dão o tom certo à ação do título. Excelente!

NOTA 7 !





                                                            A VERSÃO DO MEGA DRIVE:

Em 1990 a Sega não deixou seu 16 bits sem uma versão do jogo, mas em vez de portar uma mera conversão do mesmo, resolveu fazer o mesmo que fez com E-Swat : pegou a mecânica do original e criou um jogo praticamente novo !



Nessa versão, o herói volta a ser Joe Musashi, às voltas com um novo grupo de vilões, a Union Lizard, que ataca causando vários desastres naturais e fazendo vários reféns, além de matar um amigo de nosso herói. Cruzamos as fases novamente resgatando os cidadãos capturados e detonando toda sorte de inimigo, alguns saidos da versão Arcade, mas a maioria completamente nova.




Mesmo com uma paleta de cores bem mais modesta, o jogo possui gráficos bem bonitos e em alguns casos até superam o Arcade com variações bem sacadas, como o clima apocalíptico da primeira fase e uma batalha na Estátua da Liberdade.
Os chefes são mais simples e menos exóticos do que o original, mas são um desafio bem à altura do jogo.






As músicas estão bem melhores que as originais, assim como a jogabilidade está mais suave e precisa, principalmente nos golpes curtos. A dificuldade também foi amenizada, mas o jogo ainda continua bem difícil, bastando um deslize para perder uma vida.
Mas é bem menos infernal que o Arcade.





 
Novo Bonus Stage !



Shadow Dancer é mais um clássico do Mega Drive e indispensável não só para fâs de jogos de ninjas, mas para qualquer um que saiba reconhecer um jogo com todas as qualidades para se tornar eterno !

NOTA 10 !

2 comentários:

  1. Infelizmente joguei a versão porca do Master System e fiquei com uma idéia ruim do jogo. Vou ver se tento outra.

    ResponderExcluir
  2. @Leandro(leon belmont)Alves

    ainda tenho que zerar esse Shadow Dancer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...