sexta-feira, 1 de julho de 2011

Especial Ninja : Shinobi (multissistema)


Olá, povos da retrosfera! Tudo bem ? Estou meio sumido, e com as férias chegando, assumi a responsabiidade de movimentar isso aqui com um pouco mais de frequencia ! Assim, resolvi fazer um mês temático só com jogos de Ninja!!!! Mas por que, Sean ? Simples, NINJAS SÃO LEGAIS !!!!!!!
Assim como robôs e dinossauros !!! Isso mesmo ! E pra começar, o clássico da Sega : Shinobi!



clássico dos clássicos!
Antes de lançar o Mega Drive, a Sega apanha como um cão no terreno caseiro, mas arrebentava nos arcades. E com um simples jogo de ação, criou um franquia inesquecível dos videogames : Shinobi!

O jogo é um ação/plataforma com uma jogabilidade muito parecida com Rolling Thunder da Nanco, com o diferencial de ser estrelado por Joe Musashi, um ninja que usa suas habilidades para deter a organização criminosa Zeed, formada or punks, soldados, ninjas e todo tipo de aberração saido da até então criativa e genial cabeça desta produtora tão genial em outors tempos.





O jogo segue um esquema mais ou menos linear, com algumas mudanças de planos em algumas partes, onde devemos resgatar membros de nosso clã ninja raptados pela Zeed, enfrentando um hora de bandidos. Alguns reféns dão power-ups, como aumentar a força das shurikens de Shinobi, substituindo por uma metralhadora, além de raríssimas vidas, que podem ser também conseguidas nos bonus stages.



Musashi conta também com magias que varrem a tela, podendo ser usada apenas uma vez por estágio, e com golpes como chutes e espadadas caso o inimigo esteja muito próximo.
Os gráficos são bons para a época, apesar de não ter tantos detalhes em algumas partes. A música é climática e grudenta, como tantas outras desse perído. E a dificuldade também segue o padrão arcade de ser, bastanto um dano tomado para morrer.


O jogo é tão bem produzido e divertido, que óbvias conversões não demoraram a surgir.


O console caseiro da Sega na época, o Master System, ganhou uma bela versão que melhorou algumas coisas, como a adição de uma barra de energia e mais power-ups, como granadas e nunchakos, além de bons gráficos, mas o jogo roda meio lento e pesado devido aos limites do sistema. Deveriam ter diminuido um pouco em apresentação em favor da performance, sendo este um pecado bem comum em jogos do aparelho, ao menos no início de sua vida.





O PC-Engine ganhou um versão bem fiel graficamente, com boa velocidade e jogabilidade, mas fez alguns cortes, como a retirada de todo o segundo estágio e de algumas músicas. Mas no geral é uma versão muito boa.








Até a rival Nintendo se rendeu ao carisma do jogo e comprou os direitos de produzir uma versão que ficou a cargo da Tengem, mas o resultado foi um produto pessimamente acabado, com gráficos muito feios e muito pouco carisma, e carisma é o que não faltava a centenas de jogos do Nes. Uma tremenda bola fora...









Saiu também uma versão para o Amiga, mas os controles são truncados, o jogo só tem 8 cores e o scroll é lerdíssimo prejudicando a jogabilidade que já não é boa. Totalmente esquecível...

Shinobi é um clássico eterno que ajudou a Sega a firmar seu nome entre as grandes produtoras de jogos e abriu caminho pra uma grande frnaquia que ainda iria render muitos e muitos clássicos...

NOTA 10 !!!!!

5 comentários:

  1. Na tela de apresentação, na versão master,ele esta vesgo ou é impressão minha?

    ResponderExcluir
  2. Jogo até hoje! Estou preparando um especial sobre ele, em breve eu postarei no Shugames!

    Muito boa a análise!

    ResponderExcluir
  3. Esse é daqueles que sempre acabamos jogando até sem ver, como Golden Axe e Street Fighter. A Sega era demais !

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que o Shinobi tinha tantas versões. Fiquei interessado nessa do PC Engine, vou dar uma conferida.

    Vale também lembrar do Alex Kidd in Shinobi World, que é todo baseado no Shinobi.

    ResponderExcluir
  5. qual o site que eu consigo jogar ele online

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...