sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Battle Circuit : A continuação espiritual de Capitain Commando!


Nos anos 80 e 90, os jogos de luta dominavam os arcades, tanto na modalidade VS quanto nos beat'em'ups.
A Capcom, uma das maiores sofhouses de todos os tempos, dominou estes dois segmentos criando verdadeiros clássicos e ditando as regras de como estes jogos deveriam ser feitos.
Mas com o tempo a febre dos beat'em'ups começou a esfriar, e em 1997 a Capcom lançou seu último exemplar do gênero, o bacanudo e igualmente desconhecido Battle Circuit.
Em 1991, a Capcom lançou Captain Commando, um sensacional jogo no estilo estrelado por super-heróis muito carismáticoscriados pela própria produtora, onde prestava uma homenagem aos fimes de ficção dos anos 50. O jogo fez muito e se tornou mais um clássico, porém, estranhamente, nunca ganhou uma continuação.                                                


COMMANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
          Em 1997 O gêneros já estava mais que saturado e os jogos de luta Vs dominavam com os KOF da vida. A própria Capcom lançou a continuação do seu clássico Street Fighter, no caso o tão adiado 3, para sua placa CPS 3.Para encerrar o gênero ela criou mais um jogo na linha de seus maravilhosos beat's, e sem querer ( ou não) lançou o jogo que pode ser considerado como o sucessor de Captain Commando.

CYBER BLUE E SEU PEQUENO RAIO

Battle Circuit conta a hist´roa de um grupo de caçadores de recompensa, que, por um bom preço, capturam todo tipo de vilão. Em uma dessas missões, eles se envolvem com um grupo que deseja se apossar de um disco capaz de controlar todo o mundo.
O grupo conta com personagens que possuem todos alguma cor em seu nome (sentai???) :





Cyber Blue : Líder do grupo, personagem muito inspirado no Captão Commando, possui uma armadura com vários poderes especiais baseados em eletricidade.



Yellow Iris : modelo aposentada, é o "Guy" do grupo, rápida e fraca.
Luta acompanhada de um esquilo.





Captain Silver : pode estender seus membros ( não pensem bobagens, depravados!!!) e
tem ataques baseados em gelo.






Pink Ostrich : um avestruz cheio de jóias cavalgada por uma garota chamada Pola.
Personagem criado provavelmente enquanto os japas da Capcom entupiam o rabo de ácido...



Alien Green : uma planta carnívora ambulante que aplica vários pilões. Acho que não era ácido, devia ser Césio 137!!!!




Controlando um destes exóticos personagens, você avança por fases muito bonitas representando os mais variados planetas e enfrentando inimigos tão ou até mais exóticos quanto nossos heróis, com muita ênfase no bom humor, como o hilário Dr. Saturn e um chefe que é um cover do Elvis, tudo isso com um visual colorido e que se ancaixa na proposta do jogo, salientando apenas o tamanho dos personagens, menor que a maioria dos jogos do gênero.
CAPTAIN SILVER VS "O REI" !!!!!!!
 A jogabilidade é simplesmente sensacional, trazendo uma variedade enorme de golpes como dashs terrestres e aéreos, especiais com os 2 botões no chão e no ar, e uma novidade muito bem vinda ao gênero, apesar de tardia : o dinheiro coletado nas fases serve para aperfeiçoar seu personagem, seja aumentando a barra de energia ou comprando novos golpes e aumentando o poder dos já existentes. Isso ajuda a impedir a monotonia que perigosamente cercou a jogabilidade ods beat'ts. Porém o jogo não possui nem uma arma utilizável, branca ou de fogo, em contraste com o arsenal de Cadillacs and Dinosaurs.

DR.SATURN E SEU INDEFECTÍVEL CABEÇÃO!




O jogo possui também uma interessante escolha a ser feita após derrotar o "suposto" último boss, que só pode ser feita se o jogador fizer uma determinada pontuação. E como eu sou um cara muito ruim, não vou contar qual é.... há!






O mais bizarro é que o jogo teve uma distribuição estremamente precária, sendo lançada apenas no Japão e depois na Europa, nunca indo para outros continentes. Será que a Capcom não confiou na qualidade de seu produto ? O jogo também nunca foi portado para nenhum console e nem nas populares coletâneas que invadiram o mercado nos ultimos tempos.

PLANTA BIZARRA VS VILÃS SEMI-NUAS


Apesar de não contar com personagens icônicos como Haggar ( culpa da distribuição? ) e ser menos frenético que Alien vs Predator, Battle Circuit fecha com chave de ouro o ciclo dos beat'em'ups da Capcom e deixa na boca aquele gosto que nós retrogamers já estamos mais que acostumados a sentir : que a evolução dos games veio rápido demais afogando uma geração de jogos que ainda tinham muito a evoluir e a nos encantar.

NOTA : 8,5

5 comentários:

  1. Ja ta adicionado no meu blog, uma sugestao e mudar a posicao das barras de Seguidores, Marcadores, Parceiros e Arquivo para a lateral da tela. E redimensiona o banner para ficar direito no cabecalho.

    Da uma passada no GameBlogs e add seu site la.

    ResponderExcluir
  2. Cara, parabéns pelo review. Eu não conhecia esse jogo e já fui buscá-lo para jogar. Realmente vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado,Thanos! o legal do Mame é que existem centenas destas pérolas para serem descobertas. Estou planejando até um série aqui no blog que é algo muito ambicioso. Vamos ver

    ResponderExcluir
  4. Caralho, desconhecia esse jogo, muito menos de ser o sucessor espiritual de Captain Commando, excelente post meu amigo!

    Se aceita uma sugestão, sugiro por as barras de parceiros e marcadores na lateral do blog e centralizar o banner do mesmo, fica com um aspecto melhor.

    Do resto, o blog tá sensacional! E finalmente as atualizações estão aparecendo agora hehehe!

    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  5. valeu Cosmão, vou ver isso do design, este problema das atualizações está acontecendo com vários usuários do blogspot, tentei varias soluções até uma dar certo. E este jogo é realmente foda, como tantos do arcade, tanto que apois minha "jornada pc-engine" que vai começar em breve, pretendo fazer um puta especial sobre oarcades, mas isso é mais pra frente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...