terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ESPECIAL : JOGOS BASEADOS EM QUADRINHOS PT. 02- SUPERMAN

 


 Superman! O homem de aço! O maior Herói de todos os tempos! Inimigo mortal do terrível Lex Luthor, que criu softhouses para queimar o filme de nosso herói no mundo dos games ! Duvida ? Então vamos lá ! Para o alto e AVVVAAANTEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Superman, o primeiro super-heroi dos quadrinhos, tem a fama de amargar jogos ruins em todas as plataformas possíveis, apesar de não possuir um catálogo assim tão grande de jogos. Nessa parte do especial, mostrarei que o pobre escoteirão possui em sua carreira realmente jogos tão ruins quanto ter de aturar o Richard Pryor em Superman 3 ou enfrentar o Surfista Atômico em Superman 4, mas também possui alguns joguinhos bem razoáveis.
Em 1988, saiu o primeiro jogo do herói para o Nes, e foi o único, pois o jogo é uma verdadeira lástima...
O que vocês pensariam de um jogo que começa com a seguinte cena:


É ou não é deprimente ? Uma cabeçuda estátua da liberdade narra a missão ao nosso também cabeçudo herói, no caso deter o General Zod que aparece pagando mico nessa marmota de jogo.
Nessa "coisa" você controla primeiramente Klark Kent que deve chegar em determinados lugares, acessiveis através de ìtens ( totalmente sem noção de onde procurar) enaquanto é atacado por todos os lados por bandidos de toda laia imaginável. Agora uma pergunta : WHY????????
É sério : é so por os pés pra fora do Planeta Diário que o pobre kriptoniano se torna alvo de toda bandidagem da cidade! Entrando em cabines telefônicas, ele se transforma no Superman, com uma gama de poderes que podem ser acessados através do select, mas que não fazem muita diferença, pois a jogabilidade também é osso e o jogo é duro de aguentar.
nosso herói pronto pra levar um tiro no cu

E alguém pode me responder pra quê o Superman precisa de um maldito ticket pra entrar no metrô????


Esse jogo foi produzido pela Kenko, que desapareceu no mundo dos games e espero que esteja no inferno fazendo companhia pra LJN ( na parte sobre os heróis da Marvel vocês entenderão porque!)






No mesmo ano a Taito, que arrasava nos arcades da época, lançou sua versão de Superman para as casas das máquinas comedoras de fichas que se tornou um destaque nos jogos do herói.

FLYER BACANUDO

O jogo é uma mistura de side scrolling/beat'em' up em que até 2 jogadores controlam Superman enfrentando uma horda bizarra de aliens e robôs, alternando fases de shoot'em'up horizontal e vertical.

Mas peraí ! 2 Jogadores?????
Sim ! o player dois assume um Superman de roupa vermelha que veio com a missão de oferecer a opção para um segundo jogador e assim ganhar mais dinheiro ! É ou não o "american way of life"?


O jogo possui gráficos bem bacanas e poucas músicas, uma baseada no tema dos filmes, mas falta um pouco de polimento na jogabilidade nas fases de side, alguns chefes são bem chatos não só pela dificuldade, mas pelo personagem ser meio travado para desviar de certos ataques.Apesar disso, está acima da média nos jogos do Super.



SUPERMAN VS.... THE FLASH??????

O ÚLTIMO FILHO DE KRIPTON... E ESSE BICÃO?????
Em 93 a Sega lançou Superman para o Mega Drive, mas o jogo é muito abaixo da crítica. Os gráficos até que são bons, mas limaram alguns poderes do herói dependendo da fase sem nenhuma explicação e a jogabilidade é uma caca, é dificil acertar um soco nos inimigos sem tomar um ataque devido ao curtíssimo alcance dos braços do personagem, o poder de voo simplesmente desaparece nas fases de side juntamente com a visão de calor. Poderiam colocar o palhaço Bozo no lugar que não faria diferança alguma. Em 93 lançaram uma versão para Master System com o defeito do voo corrigido e bons gráficos, mas isso não melhorou em nada esse esquecível jogo.
ROBÔ ESMAGA AS BOLAS KRIPTONIANAS
VERSÃO MASTER : ATÉ BONITO, MAS...
                      
                                        A MORTE E O RETORNO DO SUPERMAN



 Em 1994, baseado no evento mais bombástico da história dos quadrinhos (antes disso virar um moda babaca) saiu pela Sunsoft The Death and return of Superman,  onde nosso herói empacota após tomar um cacete do vilão Apocalypse, um monstro que derrotou toda a liga da Justiça da época formada por buchas do 2º escalão da DC ( se o Aquaman estivesse lá, o bicho tava lascado!)
 O jogo é um beat'em'up com jogabilidade muito similar ao clássico Batman Returns do Sners, onde é possível jogar com o super até a sua "morte" e depois com os outors 4 heróis que afirmar ser o herói ressucitado, até o momento em que o verdadeito volta da morte.
O esquema do jogo se alterna entre a porradaria propriamente dita e fases de voo, porém o jogo peca por ser longo demais e ficar repetitivo, pois é necessario atravessar uma fase com o Superboy, por exemplo, e depois refazer a mesma fase com outro personagem.
Apesar disso é um bom jogo que vale uma conferida.                                                                                                    

Dá isso aqui, ô feioso!
Em 97, baseado no novo desenho da Warner, saiu um side scrolling pra Game boy que é tão ruim que não perderei meu tempo falando desta abominação. Jogabilidade péssima e objetivos cretinos já falam tudo.
Em 2003 a Atari lançou para GBA Superman : Countdown to Apocolips, também baseado no desenho.
No jogo controlamos Superman em fases isométricas e podemos usar todos os seus poderes, como visão de calor e super-sopro, através de uma historia contada através de belas cutscenes que narra a progressiva invasão de Darkseid á Terra.
O gráficos são bons para o padrão do console, porém a música é insuportável, em vez de usarem algum tema orquestrado do desenho preferiram por uma maldita musiquinha tecno que dói nos ouvidos.
A jogabilidade, apesar de contar com vários poderes do azulão, é prejudicada pela falta de opção em usá-las, pois os inimigos não apresentam padrões que necessitem de estratégia para serem vencidos. Pra quê atacar com socos se todos podem ser vencidos com a visão de calor de longe? O jogo não chega a ser ruim, mas poderia ser mais polido antes de ser lançado.
SUPERMAN FAZ PICOLÉS DE MELIANTES
Juntamente com o lançamento em 2006 do novo filme, saiu para GBA Superman Returns, um jogo de puzzles intercalados com algumas de voo, que pra mim é tudo menos um jogo que se esterava do Superman. Não é ruim, só é safado em aproveitar o nome da franquia em um joguinho nada a ver.
Assim se encerra com chave de kriptonita a saga de nosso pobre herói nos games, infelizmente com muito mais baixos que altos. Será que é difícil fazer um jogo decente para um personegem com tantas habilidades? Parece que sim, até na nova geração de consoles....

a seguir : os jogos baseados no outros heróis do panteão da DC!

4 comentários:

  1. Vc falou tudo ao final. Muitos desses jogos só queriam aproveitar o nome Superman para ganhar uma grana. Acho que nenhum deles foi verdadeiramente bom e digno do homem do aço.

    No entanto, eu sempre tive curiosidade em jogar o The Death and Return of Superman, talvez eu dê uma olhada.

    ResponderExcluir
  2. era para o Apocalipse matar o Superman e ficar por isso mesmo,não curto o jeito mauricinho e certinho dele,ah vá. vou se um dia arrumo coragem para zerar um game dele.

    ResponderExcluir
  3. não que o personagem seja ruim, ruim é a maioria dos escritores...

    ResponderExcluir
  4. Esse Super Man de 93 para o Mega Drive é um lixo. Nunca passei nem da primeira fase.
    Faltou citar o clássico Super Man para Atari, que era até legalzinho, dada as limitações da época. Você tinha que ir na cabine telefônica pra "se transformar", recolher pedaços de uma ponte destruída pelos vilões para poder reconstruir. Também tinha que encontrar todos os criminosos e deixá-los na cadeia, incluindo Lex Luthor, facilmente reconhecível pois usava uma um traje com hélice. Era mostrado o tempo que você levava para fazer tudo, então podia comparar com o tempo dos amigos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...