quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

JORNADA PC-ENGINE COMEÇANDO: LETRA A !


Bom, começando nossa jornada, nada melhor e mais lógico do que começar com um jogo de nave, provavelmente o gênero mais representado no PCE : 1941 : Counter Attack!



O jogo é uma conversão quase perfeita do arcade da Capcom, um milagre dos 8 bits. O jogo é muito divertido, possui uma barra de energia, aviões ajudantes, tiros carregados,bombas e tudo que os jogos de nave tem de melhor. Um clássico!







1943 Kai é outra conversão de arcade da série da Capcom, e comparando com o original, percebemos que a Hudson fez milagres no Hucard ( os "cartuchos" do PCE). A jogabilidade mudou um pouco, saem os tiros carregados, entram vários power-ups e o ataque especial "gasta" a barra de energia, como nos beat'em'ups.

1943 : SIM, ISSO É 8 BITS!
AIII é um Sim City em japonês, inviável de jogar. Já Addams Family é mais um jogo que adaptou o filme, porém não ficou tão bom.
OS INIMIGOS LHE TRARÃO DOR.. MUITA DOR!!!

O jogo é um side scrolling onde você controla o filho feioso dos Addams, armado com um guarda chuva que dispara "raios", através da mansão enfrentando hordas de inimigos coletando jóias e chaves que abrem portas que sejam da mesma cor. Entrando nelas, há minigames ou chefes, tudo muito difícil. AlguNS inimigos são extremamente irritantes, e o fato de virem em bandos não ajudam em nada. Pra um jogo em CD, os sons e gráfico são meio fracos. O destaque é para a originalidade de haver na parte inferior da tela uma "platéia" assistindo o filme.

Adventure Island ( Dragon's curse nos states) é a versão para Wonder Boy 3 que saiu para Master System, e ambos são muito parecidos, com uma leve vantagem gráfica para a versão PCE.
ADVENTURE ISLAND


O jogo é um adventure/platform com toques de RPG, onde nosso herói amaldiçoado pelo Mechadragon assume formas de monstros e deve derrotar outros monstros que ameaçam seu mundo ganhando outras  formas com várias habilidades para ajudar na exploração deste mundo, até vencer o inimigo final e voltar ao normal. Jogasso.






MR.HELI: BONITO, DIVERTIDO E ENCARDIDO!


THE ADVENTURES OF MR HELI ( MR. HELI NO DAI BOUKEN) é um shooter multi-direcional onde controlamos um helicóptero laranja que atira em duas direções, enfrentando inimigos e coletando cristais que servem para comprar power-ups espalhados pelas fases. Lembra muito Fantasy Zone, e é tão bonito,divertido e dificil quanto este. Extremamente recomendado.







BOSS DA 1º FASE

 

AERO BLASTERS é um belo shooter horizontal no qual eu era fascinado na época dos arcades, apesar de não reinventar a roda, é um jogo bastante correto e bonito, destaque para o momento em que um ataque em massa devasta a cidade no primeiro estágio. Uma conversão muito boa, mas perde na música, que ficou meio fraquinha






VOADEIRA!!!!!
 ADVANCE VARIABLE GEO é um jogo de luta com um cast formado só de garotas com todos os clichês dos mangás possíveis. Além do modo arcade, possui um history com belas cutscenes, mas para o ano em que foi lançado, 1994, está bem abaixo dos jogos do estilo que já estavam no mercado em gráfico e jogabilidade. Divertidinho e só.



AFTER BUNER 2 é uma conversão bastante decente do arcade da Sega, onde controlamos o jato por trás (uia!)em várias fases inundadas de inimigos. Pra falar a verdade, nunca fui muito fã deste jogo, acho a jogabilidade pouco refinada, onde a sorte para não levar chumbo conta muito.












Uma das séries mais bizarras do mundo dos games, Cho Aniki, aparece aqui com o sugundo episódio AI! CHO ANIKI ( LOVE! SUPER BIG BROTHER) onde controlamos Samson e Adon, dois camaradas bombadões e semi-nus, em um shooter contra uma horda invasora formada pelos mais bizarros, hommoeróticos e engraçados designs que já vi em um jogo. A música contribui para a avacalhação geral da coisa, regrada a ótimos gráficos que o CD  oferecia. e o pior : é um dos melhores jogos do console, é um caso em que é tão esquisito que é bom. Sério, é dificil explicar, eu prefiro mostrar, preparem seus corações :


VEJAM ISSO!!!!


E ISSO!!!!!!!!



E MAIS ISSO!!!!!!!!
É ou não é sinistro???????????????????????
                                                                                     




Dando uma aliviada no clima, temos AIR ZONK, um shooter derivado da série Bonk, onde modernizaram o héroi e o colocaram voando enfrentando inimigos coloridos em cenário bonitos e psicodélicos. Bem divertido, existem versões para Hucard e CD.

Chegamos então ao maior clássico do console, uma verdadeira obra-prima da Konami:


                               SIIIIIMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! AKUMAJOU DRACULA X!





Muitos já falaram desse clássico, sobre a beleza dos seus gáficos, músicas, jogabilidade e dificuldade já inerentes à série, mas eu ainda afirmo que jogar isso é uma experiência dentro da franquia, isto ainda hoje, imaginem na época. As cutscens são de arrepiar, principalmente a abertura do jogo, onde um sacrifício é ofertado ao senhor das trevas!















O jogo é considerado como obra-prima suprema até pela Konami, então se alguém precisava de um motivo para emular o PCE, é este e não se fala mais nisso. Um jogo inesquecível, obrigatório para fãs de Castlevania, retrogamers e qualquer um que goste de um bom jogo, independente da época.









ALDYNES : CHEFE TRANSFORMER
                                      


ALDYNES é mais um shooter horizontal, que peca por gráficos não tão bons como poderiam ser e não trazer nada de muito diferente. O primeiro chefe é bacana, mas o resto do jogo não acompanha isso.










ALGUNOS: mais um jogo de luta na moda da época; peca na jogabilidade, pouco variada, e nos oponentes que defendem demais. O maior defeito é a pouquissima variedade de golpes, 
pois dá pra levar o jogo apenas com 1 botão. Faltou um maior cuidado na finalização do jogo, pois acho que jogabilidade é 50% de um jogo de luta.








ALICE IN WONDERDREAM : baseado na historia de Alice no país das Maravilhas, é um jogo de plataformas com um visual bem bonito e infantil, contrastando com a dificuldade bem elevada que possui.


Alice pode atacar com tiros em forma de "grito" que podem ser carregados, ou saltando sobre os inimigos, e magias que podem ser obtidas ao colectar cristais deixados por chefes bem chatos de ser vencer. Se você gosta de jogos dificeis, este é uma boa pedida, além de ser recompensado com gráficos realmente bonitos e uma jogabilidade bastante sólida.




ALIEN CRUSH


ALIEN CRUSH é um pimbal com temática alien, é até bacana, mas não é meu gênero preferido, apesar de ser divertido. Tem gráficos muito bons e boa interação com os objetos da "mesa" .









ALSHARK foi uma tremenda decepção, mas não pelo jogo ser ruim, mas por ser um maldito RPG em japonês e parece ser muito legal com sua temática mais futurista.
ALSHARK : COMO NÃO LANÇAR NOS EUA??



ALTERED BEAST dispensa comentários, é uma competente conversão do arcade da Sega. Foi lançado em versão Hucard e CD, a maior diferença é que o do CD possui 2 dificuldades selecionáveis, enquanto o do Hucard vem programado no "morram, bastardos", de tão difícil que o troço é.












ALZADIK é um shooter com apenas 2 fases onde o objetivo é atingir certo score e tentar bater isso indefinidamente. Eu passo.Já ANDRE PANZA KICK BOXING  é o mesmo BEST OF THE BEST aque saiu para outros consoles, jogo de kickbox com controles parecidos com o clássico Karateca, tem bons gráficos e jogabilidade regular. Exige treino.








DRAGÕES EM FÚRIA

ANE-SAN é um beat'em'up onde 3 garotas se revoltam contra as guangues femininas que aterrorizam o pedaço e parem pra pancada. O jogo se destaca por trazer um elenco repleto de jaburus, ô mulherada feia e mal arrumada neste jogo. São mal encaradas em todos os sentidos!!!!

Não é nada espetacular, mas vale uma conferida.














ANEARTH


ANEARTH FANTASY STORIES, ARUNAMU NO KIBA e ARELIA são  RPGs que estão em japonês,pra variar...isso é uma coisa que irrita no console, os malditos americanos não trouxeram praticamente  nada de RPG, banco de imbecis...resta ficar na vontade ou esperar por uma tradução um dia.




AOI BLINK é baseado em um anime da obra de Ozamu Tezuka. Gráficos e sons lindos, mas não se destaca assim de outros do gênero, é o famoso "jogo nada", vale uma conferida quando não há nada de especial pra jogar. Você percorre um mapa acessando fases até achar uma chave que abre uma porta para enfrentar o chefe. Se não achar a danada, deve repetir até que a encontre. Simpático, mas só isso.




APPARE GATE BALL é um jogo de ...CRIQUETE! Super emocionante, recomendado para insones!





ARMED F é mais um shooter com inimigos "biológicos", legalzinho, mas o som deixa a desejar, os efeitos sonoros são fraquíssimos











E PENSAR QUE ISSO É UM CONSOLE DE 8 BITS...


ART OF FIGHTING é logicamente uma conversão do clássico da SNK, e digo que é uma conversão  milagrosa para o poder do console. Gráficos e sons muito bem adaptados e até um efeito que "simula" o zoom do arcade. Muito bom mesmo. 














ASUKA 120% BURNING FEST é mais um jogo de porrada da mesma produtora de ALGUNOS, mas é bastante superior, a evolução é gritante: gáficos, músicas e principalmente jogabilidade. O cast é formado por garotas de um colégio, e o defeito que encontrei no jogo é justamente a pouca variedade nos cenários, por se passarem neste ambiente. Apesar disso, um excelente jogo.



ATOMIC ROBO-KID SPECIAL é um shooter muito legal onde controlamos um sinpático robozinho, em fases nem sempre lineares onde podemos ir de uma fase totalmente horizontal para uma em que a exploração é mais forte, sendo favorecido pela movimentação livre do personagem. Gráficos e soms ótimos, diversão mais que garantida.





AURORA QUEST é um RPG futurista cômico, mas a merda está em ... japa!!!!! Uma pena, parece ser extremamente divertido.Já AV TANJO é um jogo de simulação de vida, mas com teor adulto. Suba os atributos da personagem em dezenas de menus em japonês, e terá imagens cheias de fan-service! Só para os taradenhos do joystick.








AV TANJO: PRA JOGAR COM A MÃO NO "MANCHE"






 Pra encerar, temos AVENGER, um shooter que a princípio não parece nada especial, mas a medida que o jogo avança mostra muitas qualidades, bons gráficos, músicas legais, e um sistema de armas que pode ser escolhido antes de cada estágio. É aquele tipo de jogo que deve ser saboreado devagar, onde os pequenos detalhes fazem a diferença. Bacana.




 E assim terminamos a primeira parte da jornada . E só na letra "A" já tivemos clássicos, jogos muitos bons, medianos e algumas bombinhas, mas que já são mais que suficientes pra mostrar do que esse maravilhoso console é capaz. Então até que chegue a segunda parte, divirtam-se com essa batelada de jogos e se preparem, pois isso é só o começo! Até lá!

5 comentários:

  1. Tenho muita vontade de emular o Castlevania, mas como é em CD, ainda não baixei pra jogar.

    Já o Dragon's Curse terminei recentemente, antes de começar o retronado da Turma da Mônica, a versão ficou muito boa realmente.

    Bela lista, vou anotar alguns pra ir baixando com o tempo, no aguardo da LETRA B!

    ResponderExcluir
  2. Impressionante a quantidade de shooters que o PC Engine possuía. A maioria parece muito bom até.

    Alguns títulos me interessaram, mas esbarrei no mesmo problema que o Cosmão por serem em CD. Sem contar os que são em japonês, uma pena o console não ter sido levado a sério pelas bandas daqui.

    Excelente postagem.

    ResponderExcluir
  3. pois é, chega a doer tantos rpgs bacanas em japonês. O lance dos jogos serem em cd é dose mesmo, pois tenho de baixar e depois emular, alguns são bem chatos, mas vale a pena.
    E quanto aos shooters, ainda tem uns espetaculares na lista.

    ResponderExcluir
  4. Depois de ler essa matéria, a vontade de emular PCE bateu forte no coração. O Castlevania Rondo of Blood é facilmente encontrado para Windows, mas talvez seja legal tentar emular o mesmo para PCE, vai que tenha alguma diferença significativa...

    ResponderExcluir
  5. @Leandro(leon belmont)Alves

    já zerei o Dracula X, esse air zonk e aero blasters despertou o meu interesse.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...