terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ESPECIAL : JOGOS BASEADOS EM QUADRINHOS PT.2,5 - SUNMAN - OU O "QUASE SUPERMAN"

Na parte anterior vimos que o Superman nunca deu sorte no mundo dos games, com jogos que vão do mediano ao horrível.
O que nem todos sabem é que o melhor jogo do Superman para Nes nunca foi lançado.
E que jogo seria esse?



Sunman!
O jogo foi produzido pela Sunsoft mas nunca foi lançado. Uma cópia do protótipo foi descoberta com um colecionador europeu nos anos 90, e hoje graças ao amados emuladores podemos apreciar este que tinha tudo pra figurar entre os grandes jogos baseados em quadrinhos.



O clima, as cenas e até as cutscenes, tudo remete demais ao universo do homem de aço, como uma invasão alienígena, notícias no jornal e até alguns feitos do herói durante as fases.







É interessante notar que a jogabilidade e estrutura do jogo é idêntica ao jogo de arcade lançado pela Taito anteriormente, sendo uma espécie de beat'em'up com fases de voo em telas verticais e horizontais.
Sunman faz tudo o que o Superman faz : voa, tem superforça e a famosa visão de calor.
Uma teoria que reforça o fato deste ser um possível jogo do Superman não lançado é a tela de pause, que usa a fonte clássica com que o nome do herói é escrita nas mídias em que aparece.



Os gráficos são bons e a jogabilidade é um pouco travada, talvez pelo fato do jogo ser um protótipo.
Não sei se o tamanho do jogo também vem deste motivo, mas ele é muito curto, apesar de difícil. Não chega a durar meia hora, se muito.










Fica o mistério pelo qual a Sunsoft não lançou esse jogo : o preço da licença pelo uso do personagem era muito caro? Mas a própria não lançou jogos baseados no herói depois? Isso jamais saberemos.






Sunman fica como uma bela idéia que jamais foi pra frente, o que é uma pena, pois uma lapidada na jogabilidade, dificuldade e na duração do jogo poderiam transformá-lo num clássico dos 8 bits, tendo em vista todo o potencial apresentado no protótipo.

É SÓ MUDAR O UNIFORME...

3 comentários:

  1. Talvez o jogo não tenha sido lançado em razão de direitos autorais. Esse Sunman me parece uma tentativa de lançar um "jogo do Superman" sem precisar pagar pelo uso da imagem para a DC Comics.

    ResponderExcluir
  2. o estranho é que pouco tempo depois a Sunsoft lançou os jogos do Superman, cada um pior que o outro

    ResponderExcluir
  3. Eu vi esse game faz um tempo na net, baixei mas nem cheguei a testar. Realmente, é só trocar o uniforme e temos o Superman hehehe!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...