domingo, 16 de janeiro de 2011

ESPECIAL : JOGOS BASEADOS EM QUADRINHOS PT. 01- BATMAN

   Ryu. Megaman. Mario.
Hoje estes heróis são mundialmente conhecidos até mesmo fora do nicho do gamers, mas logicamente a indúsria dos games sempre buscou chamarizes a fim de alavancar a venda de seus produtos em filmes,desenhos, esportistas, e , logicamente, personagens de quadrinhos, mais especificamente, super-herois.
Desde os primórdios do Atari, com seus spider-man e superman, os super-herois estrelaram dezenas de jogos que vão do excelente ao medíocre, e neste primeiro especial do Telejogos, pretendo esmiuçar os jogos das gerações 8, 16 bits e arcades, afinal, o negócio aqui é jogo velho.


Vamos reviver esses jogos que, independente da qualidade, nos deram a emoção de controlar esses personagens que antes reinavam estáticos em nossos gibis, começando pelo talvez mais clássico super-herois dos quadrinhos e meu preferido : Batman!

Batman, junto com o Homem-Aranha, é o super-heroi que possui mais jogos, desde a época do DOS, e também tem a fama de ter jogos péssimos, mas também bons jogos e até clássicos inesqueciveis, como é o caso do primeiro jogo do Nes:
LEMBRA DISSO NO FILME ? NEM EU....
MORCEGO NOS ESGOTOS

 Lançado pela Sunsoft na esteira do filme de Tim Burton em 89, o jogo é tudo aquilo que fez tantos clássicos no Nes : divertido, com ótima jogabiliade e um desafio de arrancar os cabelos.
Batman passa por várias fases ao som de uma sensacional trilha sonora ( a música da 1º fase vai ecoar na sua cabeça por dias!) contanto com seus socos e algumas armas, como o indefectível bumerangue e até mísseis disparados de uma pistola.(é....)Reza a lenda que originalmente o jogo não seria baseado no filme, mas foi adaptado depois para aproveitar o hype, prova disso é uma versão beta que caiu na net e possui várias telas entre as fases no estilo ninja Gaiden ( no qual o jogo é muito inspirado) onde Batman tem o visual claro dos quadrinhos  em vez do visual de Michael Keaton, para a sorte de nosso heroi.
Outro fato que comprova isso é que as fases e o roteiro não lembram em quase nada as sequencias do filme, e os inimigos vão desde capangas comuns, passando por ninjas e todo tipo de robô.
Mas isso não tira nem um pouco o mérito deste começo com pé direitíssmo do morcego no mundo dos games.Clássico total.
CENA DELETADA DA VERSÃO FINAL

                            
A mesma Sunsoft lançou para o PC-Engine uma versão um tanto quanto inusitada baseada neste filme, em vez de se ater ao básico jogo de plataforme da época: um jogo que bebe na fórmula de Pacman, onde Batman deve passear por fases labirínticas enquanto recolhe bombas, produtos químicos deixados pelo palhaço, o bobo, o Coringa, e recolhe power-ups que aumentam a velocidade e alcance do seu batarangue usado para atacar os capangas do vilão que infestam o cenário.
Ótimos gráficos e uma música também muito bacana ( rola até uma repetição da música tema da 1º fase do nes) fazem deste jogo divertidíssimo uma obra a ser conferida, apesar de sua proposta diferente.     
Com um pouco de atraso, uma versão do jogo foi lançada também para o Mega Drive, e, diferente da versão Nes, segue a história do filme bem mais de perto, incluindo fases com o Batmóvel e com a Batwing.
Gráficos,sons,músicas e jogabilidade muito boas, com uma dificuldade balanceada bem diferente do inferno no nes.
1º FILME  NA VERSÃO MEGA DRIVE
Batman possui, além de socos, batarangues para usar contra os inimigos e também o gancho para atingir áreas mais altas.Sem dúvidas, um ótimo título que só não fez mais sucesso porque o hype do filme jáhavia esfriado um pouco.
Lançaram também uma versão para Game Boy, onde um anão vestido de fantasiado de Batman ataca seus inimigos com uma pistola.É sério.Nem ouso postar imagens.
Uma versão do filme foi lançada também para arcades pela Atari e segue o roteiro do filme à risca, com bons gráficos,músicas basedas nas composições de Danny Elfman e vozes digitalidas em momentos chave da história. O jogador pilota o Batmóvel e a batwing em 1º pessoa em duas fases.O único porém fica com a jogabilidade meio dura nas fases de plataforma, que junto com a dificuldade clássica dos arcades estraga um pouco a diversão do jogo.
BATMAN CONTRA A MALANDRAGEM
BATMÓVEL  NOS ARCADES
       
Em 91, a Sunsoft lança um ótimo jogo que figura entre  os maiores cláasicos do nes, Batman - Return of the Joker.
Tudo no jogo é perfeito: gráficos maravilhosos, ótima jogabilidade, músicas bacanas e uma dificuldade bem acentuada. Este jogo é uma prova de que a vida de um console termina e as produtoras não exploram nem metade da capacidade do mesmo.
Como arma, Batman possui um bracelete capaz de disparar vários tipos de tiros en belas fases de plataforma que são um milagre no Nes.
 O mais engraçado desse jogo é que saíram versões depois para Mega Drive e Super Nintendo, onde a qualidade foi só caindo em todos os quesitos, como gráficos e jogabilidade, sendo que a versão do Super Nes beira o insuportável. Até a versão lançada também para Game Boy é melhor, inspirada no 1º jogo do nes, e tão ou mais difícil quanto.

O CLÁSSICO DO NES
O DESASTRE DO SNES
         
O MEDIANO JOGO DE MEGA
                                                 
1992 marcou a estréia do 2º filme do herói nos cinemas e logicamente pipocaram jogos para diversas plataformas.
Agora nas mãos da Konami, o filme ganhou um belíssima adaptação para o Snes na forma de um beatn'up que arrasou em todos os quesitos, com gráficos maravilhos, musica novaente retirada dos filmes e jogabilidade sólida se dividindo em três modos, a porradaria propriamente dita, fases side escrolling e a pilotagem do Batmóvel. Um clássico.                             
UMA BAZUCA? SÓ ISSO?
           

USANDO A CABEÇA... DOS OUTROS

A mesma Konami lançou uma competente versão para o Nes, muito boa porém peca um pouco no quesito dificuldade, mais acentuada como costume.Aliás, sou só eu ou todos os beatn'up para 8 bits tem um sério problema de colisão ?
BATMAN VS ALBINOS DO MAL
PÉ NA CARA
                                                                                                                                                                                 
A Sega logicamente não ficou atrás e se encarregou ela mesma de lançar suas versõs para  seus consoles na época, Mega Drive e Master System.
A versão do Mega segue a receita do primeiro jogo, porém é menos linar e uma dificuldade assustadora, chega a ser irritante. Alguns inimigos não podem ser acertados antes de te acertar um ataque, e caso você morra, volta várias telas atás devendo repetir todo o sofrimento.Saiu também para Sega Cd, com a adição de fases com o Batmóvel.
Apesar disso, o jogo tem bons gráficos e música. Vale uma jogada ( ainda termino essa porcaria)
ANOTE ISSO : ESSE INIMIGO IRÁ TE IRRITAR. MUITO.
 Aversão para Master também é um jogo de plataforma e nem ia ser lançado, porém na última hora resolveram converter a versão de Game Gear para ele, e apesar de ser um jogo menos linear que a versão portátil, parece um jogo imcompleto com a ausência da barra de energia, das cutscenes existentes no jogo original, 3 tipos de bumerangues e especiais com o Batmóvel e Batlancha. Apesar disso, tem gráficos O.K. e uma dificuldade alta.
RETURNS VERSÃO MASTER
Batman ataca com seus batrangues que podem ser melhorados através de power ups, que são perdidos caso seja atingido.Se não tiver nenhum, é morte na hora.O jogo inova ao dar a opção de escolher duas rotas por fase, sendo a rota 2 bem mais difícil. A vantagem é que isso aumenta o fator replay.

A MUITO SUPERIOR VERSÃO GG DE RETURNS
  Em 93, estreou na TV americana o melhor desenho animado seobre o personagem em todos os tempos : Batman - the animated series.  O desenho tinha ótimos roteiros,  um clima soturno e fez muito sucesso, levando a uma enxurrada de jogos para todos os sistemas.
A versão da Konami  de Adventures of Batman e Robin ( nome adotado pelo desenho na segunda temporada) - lançada para Snes é um clássico, com gráficos identicos ao visual do desenho, músicas maravilhosas, fases com desafios variados e excelente jogabilidade. Considero o melhor jogo do herói nos 16 bits. Um jogo que não envelheceu e sempre merece uma conferida.

SÉRIO : NÃO PARECE O DESENHO?
MELIANTE PRESTES A SER ARREBENTADO

A Konami lançou també uma versão para Game Boy, que dentro das limitações do console, é um jogo muito bacana, boa jogabilidade e gráficos, além da trilha sonora também inspirada no desenho. Muito divertido.

COMBATENDO O MAL NO GAME BOY
                                  
                    A Sega encomendou suas próprias versões, sendo a do Mega Drive um shot'n'up no melhor estilo Contra, copiando até sua dificuldade. O jogo possui gráficos legais e boa jogabilidade, mas a dificuldade chega a ser ridícula, no modo para 1 ou 2 jogadores. Hordas de inimigos infestam a tela enquanto o pobre jogador tenta se desviar de tantos ataques e tenta despachar o maior número de meliantes possível. E nos chefes a coisa é pior ainda. Seria mais divertido se não fosse tão sádico.
O COMEÇO É ATÉ AMIGÁVEL, MAS DEPOIS ...
      A versão lançada para Game Gear é um side scrolling bastane divertido, com ótimos gráficos para o console e dificuldade balanceada. talvez se uma versão turbinada deste jogo tivesse saído para o Mega Drive tivesse feito mais sucesso. O único porém é o barulhinho irritante que o pulo do Batman faz. O Mário faz barulhinho quando pula. Batman não.
BATMAN SALTA PARA A GLÓRIA NO GG
                                                                                 








A estréia do 3º filme da série, o criticado Batman Forever. A licença saiu da Konami e caiu nas mão das Acclaim, que lançou um dopiores e mais bizarros games do homem-morcego desde sempre.
 Usando a engine de Mortal Kombat, o jogo é um side scrolling/beat'n'up com personagens digitalizados que não lembram muito suas contrapartes ( o Robin parece o But Ward, dos anos 60) jogabilidade lenta, estágios feios e sem inspitação, música ridícula e dificuldade terrível, em grande parte pela jogabilidade.
Essa bomba foi lançada para todos os consoles possíveis na época ( até para Game Boy), sendo que a versão do Snes leva uma pequena vantagem nos gráficos e jogabilidade, graças ao seu controle com mais botões.                                                             
ATÉ PARECE BONITO. MAS NÃO É.

A Acclaim também lançou uma versão para arcades, um beatn'up escroto onde esmagamento de botões é a norma. Batman faz 400 hits num bandido. 400 hits, pense nisso....
SE TROCASSE O SÍMBOLO POR UMA MELANCIA...
 Em 2000, A Ubisoft lançou  New adventures of Batman, um  sidescrolling, e Batman Beyond, um beat'en'up, ambos para Game Boy Color, ambos bons jogos, mas sem muita inovação.
                                                                              
BATMAN BEYOND
NEO ADVENTURES
Já no Game Boy Advance, a mes labnçou 3 títulos nos anos 2000 : Batman Vengeance, batman- Rise of Sin Tzu e Batman Begins.
BATMAN VENGEANCE





Vengeance é um side scrolling normal e até meio feinho, mas dá pra se distraiir um pouco se não se exigir muito.
Shoryukennnnnnn!!!!!
Já em Rise of Sin Tzu, a evolução foi enorme, gráficos bem melhores, uma jogabilidade mais variada com a utilização de equipamentos, e tem como curiosidade a introdução de um vilão criado especialmente para o jogo, o tal Sin Tzu. Muito bom.
Batman Begins é a adaptação para o portátil do filme de mesmo nome.
O jogo é um side scrolling de ação,alternando fases com jogabilidade stealth, no melhor estilo splinter cell, inclusive coiando demais a jogabilidade e até os movimentos da versão Pandora Tomorrow. O maior defeito do jogo é que ele é meio sem graça, pois o desafio não é lá essas coisas, e tende a ficar meio repetitivo com o tempo, pecando por ser linear demais.
BATMAN PREPARA O BOTE


 Batman ainda participou dos jogos da Liga da Justiça para vários consoles, mas essa é uma história ainda a ser contada...





A seguir : o homem de aço enfrenta seu maior
desafio : seus jogos. E isso não é nada bom...






                                                                                       
           
                                                                                    
 
                                                                                            

4 comentários:

  1. Confesso que a minha experiência com jogos do Batman não foi nada boa. Alguns muito difíceis e nem sempre muito bons.

    O seu post foi bem completo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. espere só o próximo post sobre os jogos do superman, é de chorar....

    ResponderExcluir
  3. pelo menos acho os jogos do Batman até passaveis, se comparado ao do homem de aço...

    ResponderExcluir
  4. tem muita merda, mas também jogos ótimos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...