quinta-feira, 17 de março de 2011

Grandes capas do Master System


Dizem que não podemos julgar o livro pela capa, e na maioria das vezes isso é verdade, até no mundo dos games.
Quantas vezes fomos enganados por jogos péssimos escondidos atrás de belas ilustrações das capas, e também quantos jogos maravilhosos encrontramos atrás de capas que pareciam ser desenhadas pelo Stephen Hawkin?
Mas não podemos negar que como experiências áudio-visuais, os jogos devem ( ou deveriam ) pegar o jogador a partir do momento em que ele põe os olhos na embalagem, e o Master System pecou demais neste aspecto principalmente no início de carreira, com capas monstruosas que não diziam a que vinham. Mas a dona Sega aprendeu com o tempo ( embora não tenha adiantado muito...) e o nosso querido 8 bits começou a mostrar artes melhores nas embalagens dos jogos.
Assim  falarei sobre as melhores capas do sistema, independente da qualidade do jogo. Let's vamos!






Cyber Shinobi : o jogo é um desastre completo, mas sejamos francos : essa capa é foda !
Apesar de ter um rabo de cavalo que geralmente não aparece em ninjas, essa capa é simples e muito bonita ao mesmo tempo, mostrando Shinobi envolto por essa energia misteriosa que pode tanto representar seu poder quanto as forças DO MAL. Muito bacana.













Altered Beast : Um belo desenho que fala por si só, dando a idéia geral do jogo : um herói com o poder de se transformar em feras.
A imagem passa também todo o clima místico do jogo.Sensacional!














Air Rescue : esse belo desenho mostra todo o conceito do jogo e a sensação de urgência em salvar os civis, e essa deve ser a idéia das grandes capas, falar com uma simples imagem!















Alex Kidd in Shinobi World : nosso pobre Alex é campeão em capas ruins, cada uma mais desgraçada que a outra.
Mas na sua saidera no Master, ele foi presenteado com um ótimo jogo que está representado perfeitamente nessa capa que mostra todo o clima do jogo representado pelo cenário e pelos inimigos que cercam nosso herói cabeçudo.















Asterix and the Secret Mission : Asterix teve 3 jogos para o Master. O 1º é um clássico supremo, o 2º é bom e o 3 º é uma merda escrota, mas esta capa é a malhor das três, representando as partes mais clássicas de suas aventuras, que são as pancadarias com os centuriões romanos !












Essa é tão clássica que nem é preciso falar muito : a expressão do Mickey, o castelo ao fundo, o vulto da bruxa, a incerteza dos desafios que virão nesta grande aventura, tudo tão bem representado nesta que talvez seja uma das mais clássicas capas da história dos games!













Dragon Crystal : O jogo é meia-boca, mas esta capa é simples e bela ao mesmo tempo, invocando aquele ar místico e misterioso que os bons Rpgs de antigamente tinham, antes de virarem dramas emos...














Dr. Robotnik's : a capa passa toda a confusão que está acontecendo na fábrica do clássico cientista louco. Bonita e funcional, mostra a idéia geral do jogo.
















Ecco the Dolphin :Essa capa é linda e já prepara o jogador para a grande e bela aventura submarina que o espera. Perfeita!














Forgotten Worlds : O herói na capa já passa o clima apocalíptico desse jogasso da Capcom. E se o sujeito não se enpolgar a jogar com esse herói mal-encarado com esse trabuco na mão, nada mais o animará! E tenho dito!















Heroes Of the Lance : O jogo faz parte da franquia Dungeons & Dragons, e as centenas de ilustrações da linha são belíssimas e vendem um mundo de fantasia como ninguém.










 






Kenseiden : um samurai contra as hordas do inferno! A capa já diz tudo sobre esse clássico imortal!













Land of Ilusion : o jogo é uma evolução muito grande de Castle, espandindo a aventura para um reino em vez de um castelo, e a capa também transmite essa idéia, seguindo a tradição das capas de jogos da Disney, sempre bem produzidas.
















Line of Fire : a capa transmite a idéia geral do jogo, que é uma fuga com planos secretos começando pela base inimiga e passando por vários cenários a bordo de vários veículos. Ótimo jogo, ótima capa.













Lord of the Sword : O jogo peca por ser meio confuso em seus objetivos e deixa o jogador perdido na maior parte do tempo, mas a bela pintura da capa retrata fielmente o clima do jogo e o visual do herói.













Master of Darkness : o Castlevania do Master é um excelente jogo e tem uma das capas mais belas do sistema e na minha opinião, de todos os tempos!

















Masters of Combat : o clássico de porrada do Master já começa bem com esta bela capa, perfeita para um jogo de luta.
















Mercs : outro jogasso da Capcom que tem todo seu conteúdo resumido na ilustração - mercenário fodão vs tropas na selva!

















Mônica no Castelo do Dragão : lógico que o mais clássico hack brasileiro não poderia faltar com a clássica ilustração de Maurício de Souza que dá o tom épico da aventura dentro do estilo dos personagens.












Ninja Gaiden : nem precisa falar, Ryu sempre teve capas fodíssimas e no Master não poderia ser diferente!


















Operation Wolf : é foda porque o soldado com a Uzi é o Roger Moore e o Roger Moore é foda!!!!!















 Phantasy Star : próxima.....














Renegade : ótima versão do jogo e a capa passa tudo que o jogador quer do jogo, ou seja, o pau vai comer!



















R-Type : belíisima ilustração com o chefe mais clássico da franquia, não precisa de mais nada!













Running Battle : o desenho no estilo mangá traduz o espírito do jogo, nosso herói avançando contra o exército do mal em busca de vingança!















Sagaia : linda capa mostrando o sensacional design das forças invasoras.
















Sonic the Hedgehog: outra que não precisa falar muito, todo o carisma e característica do jogo neste desenho que define tudo que o Sonic é.















O jogo é uma droga completa, uma caca de proporções colossais, mas essa capa provavelmente é a melhor já lançada em toda a carreira do cabeça de teia no mundo dos games. A sensação da ameaça nos olhos do heróis já dizem tudo.











The Lucky Dime Caper : outro classicaço retratado  fielmente  nesta bela imagem. Os sobrinhos raptados, o primeiro chefe, a maga Patalógica e a indefectível marreta, tudo no seu lugar!
















Não ia colocar capas baseadas em filmes por motivos óbvios, mas o Arnoldão é foda!



Assim como o Rambo




E o Rocky !















E assim, independente do jogo, fica aqui evidente que a capa é o primeiro chamariz de um jogo principalmente na época jurássica dos 8 e 16 bits, onde cada pedacinho de informação sobre os jogos era tratado como ouro, e a Sega deveria ter aprendido isso antes com sua amiga Nintendo. Mas esta é uma outra história...

10 comentários:

  1. Eu SEMPRE gostei das capas do Master System, mesmo as mais simples (como a estranhíssima Ted Boy).

    Sei lá, acho o estilo quadriculado charmoso e extremamente nostálgico, como tudo que envolve o consolinho da Sega.

    Isso só me lembra que ainda preciso rejogar MUITA coisa do Master System e por no Shugames!

    ResponderExcluir
  2. Tá vendo como as capas nos influenciam a jogar???
    As capas são clássicas, mas alguns desenhgos são uns atentados ao bom gosto, Black Belt por ex é sacanagem...

    ResponderExcluir
  3. Master System foi o campeão de capas simples demais, exceto as japonesas, como sempre.

    Vc conseguiu destacar algumas muito boas. Bateu uma nostalgia quando vi algumas, já outras eu quero passar longe, tipo o Cyber Shinobi.

    ResponderExcluir
  4. Cyber Shinobi é osso mesmo, e o pior é que eu gostava do jogo na época, hoje eu vejo como é uma merda !

    ResponderExcluir
  5. Bond, conheci apenas recentemente essa sua matéria sobre capas para o Master System. Gostei muito das homenagens e como vc mesmo falou, algumas são inesquecíveis ainda que os jogos não sejam lá essa coisa toda!

    Um abraço!

    PS: Master of Darkness, capa foda = jogo foda! Muito bom o desenho!

    ResponderExcluir
  6. ola amigos e anigas vendemos video games brinquedos antigos dvds de novelas series novelas filmes etc ineteressado me add no face book ou mande email para dvdsantigos@hotmail.com
    http://www.facebook.com/dvdsraros.antigos

    ResponderExcluir
  7. Poxa vida, bateu uma saudade imensa daquela época com os jogos do Master, Mega e Snes. E a seleção de capas, tá fantástica. Tive acesso à maior parte desses jogos, aqui na locadora local e realmente, a escolha partia pela ilustração da capa. Nota dez pela matéria.

    ResponderExcluir
  8. Poxa vida, bateu uma saudade imensa daquela época com os jogos do Master, Mega e Snes. E a seleção de capas, tá fantástica. Tive acesso à maior parte desses jogos, aqui na locadora local e realmente, a escolha partia pela ilustração da capa. Nota dez pela matéria.

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe pq algumas capas do Master tinha escrito 1 mega, 2 mega, 4 mega?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...