segunda-feira, 21 de março de 2011

Donkey kong 94 - Game Boy



Donkey Kong é um dos jogos mais importantes da história pelo fato de ter introduzido no mundo dos games seu personagem mais clássico, nosso querido italiano Mario, e também o gorila mais clássico dos games, outro grande ícone da Nintendo.
Em 1994 a Nintendo estava para lançar o Super Game Boy, um acessório que, conectado ao Super Nintendo, permitiria ao mesmo rodar jogos de seu potátil.
Assim, o primeiro jogo que sairia para destacar o lançamento do acessório seria a continuação do clássico arcade. O que todos não esperavam é que este seria não só um dos melhores jogos do portátil, mas também de toda a gigfantesca biblioteca estrelada pelo bigodudo.





As primeiras 4 fases praticamente recriam o original de Arcade e pode ter assustado quem jogou na época, mas após derrotar o macacão no 4º estágio, o jogo dá uma reviravolta e mostra realmente a que veio:
Donkey não se conforma em ser derrotado, cata a pobre da Pauline mais uma vez e foge, entrando em uma porta na cidade e se trancando.





 O jogo se transforma no puzzle mais viciante e divertido que já tive o prazer de jogar, onde Mario deve pegar uma  chave para destrancar a saída em fases cheias de obstáculos enquanto  persegue Kong em nada menos que mais 97 FASES !

 
 As fases seguem esta estrutura : existe uma porta e a chave em algum ponto da tela, que deve ser coletada e "carregada" até a fechadura, passando o estágio. Para isso, Mario conta com várias habilidades
e ítens que vão aumentando enquanto o jogo progride, como switchs que acionam escadas, rampas, os clássicos martelos, além da habilidade de carregar ítens e alguns inimigos vinda diretamente de Super Mario 2, e vários toques na jogabilidade emprestada da franquia, como o sistema de "cordas" de Donkey Kong junior.






As fases se dividem em "mundos", como o primeiro que se passa na cidade, e segue em florestas, cavernas e outros.
As 3 primeiras partes seguem este esquema de pegar a chave e escapar, no 4º estágio enfrentamos Kong em um esquema parecido com o jogo clássico, onde devemos desviar dos obstáculos até chegar em Pauline.
Depois disso atravessamos mais 3 fases e finalmente enfrentamos Kong pra valer, geralmente atirando barris e o que estiver à mão. Tudo isso pra ver o maldito escapar de novo para outro "mundo" e recomeçar a brincadeira!




O jogo foi muito bem produzido com gráficos realmente bacanas para o Game Boy, uma trilha sonora sensacional que extrapola a capacidade do aparelho, e uma jogabilidade variada e viciante : você SEMPRE  quer ver a próxima fase e descobrir o jeito de vencer seus desafios ! O nível de vício e diversão deste jogo é realmente impressionante, é daqueles jogos que você joga sempre com um sorriso no rosto e não se cansa. O tipo de jogo que é cada vez mais difícil de ser produzido.






Donkey Kong 94 é um clássico supremo e obrigatório naõ só para os fãs do Mario ou dos retrogames, mas para todos que apreciam o melhor que os videogames podem oferecer !





NOTA FINAL : 10 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. Lembro que quando joguei este game foi um achado imenso. COncordo com tudo, realmente é um jogo super divertido.

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Eu só conhecia a versão de GBA, que recebeu o nome de Mario vs Donkey, tem até continuação. Não sabia que esse estilo tinha começado no Gameboy.

    ResponderExcluir
  3. Foi depois de jogar o do GBA e pesquisando sobre ele que descobri esse do Game Boy, que apesar de ser beeeemmm mais antigo, achei bem mais legal e divertido, apesar de que Mario vs Donkey Kong também é muito bom

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...