quinta-feira, 14 de junho de 2012

Especial Super Nintendo 20 Anos : Os Jogos de Esporte e Corrida


Admito que nuca fui um grande fâ de jogos de corrida e de esporte. Mas não sou idiota a ponto de ignorar um bom jogo quando vejo, e nosso querido Super Nintendo tem alguns exemplares com tanta qualidade que é impossivel passa batido por eles !




Rock'n Roll Racing - embora hoje pareça ser bem simples e até primitivo, este jogo pode tranquilamente ser considerado o pai da série Twisted Metal.








 


Corredores de vários planetas se enfrentam em pistas tendo à sua disposição várias armas, tudo com uma visão isométrica, e ao som de várias clássicos do rock, como Paranoid do Black Sabbath, e Highway Star do Deep Purple. Pode não parecer, mas na época divertiu demais.







Top Gear - o primeiro exemplar da clássica franquia é inesquecível. Pilotar em pistas ao redor do mundo embalado em excelentes músicas é muito divertido, fazendo deste seguramente um jogo obrigatório do Snes.









A única coisa que não curto muito é o lance da tela dividida no modo para 1 jogador, é meio sem sentido, mas isso não tira o brilho deste clássico.
Passei horas e horas disputando corridas com meus amigos, e as lembranças tornam o jogo melhor
ainda !









Nigel Mansell's World Chanpiochip - enquanto a Sega tinha o Senna, o Snes foi atrás do seu rival e ganhou um jogo que é um ótimo simulador de F1, a despeito de qualquer ufanismo babaca.









O jogo é muito bom e simula com perfeição o mundo das corridas de F1, recriando as pistas originais e as opções de montagem do carro, podendo substituir pneus, aerofólios e outras coisas tornando este jogo muito bacana e principalmente, divertido.








F-Zero - Mais um jogo da primeira leva do console, F-Zero foi feito claramente para mostrar o sensacional efeito mode 7, e mais do que isso, se tornou mais um clássico saído das mentes mágicas da Nintendo.





O jogo se baseia em corridas no futuro, disputadas por 4 competidores, cada um com suas particularidades. O que torna o jogo tão bacana é sua simplicidade : nada de ficar equipando carros e outras complexidades; o negócio aqui é escolher o carro que tenha as características que mais lhe agrade e partir para as alucinantes corridas  regadas a ótimas músicas e muita velocidade. Clássico !





Super Mario Kart - falar deste jogo é até covardia. É incrivel a capacidade que a Nintendo tem de transformar todo jogo novo do Mario em uma franquia dentro da franquia. Este jogo iniciou uma série sensacional de corridas estreladas pelo encanador e sua turma, sendo que este primeiro episódio é considerado pela maioria esmagadora como o melhor exemplar da franquia.






O jogo mistura de forma brilhante corrida de karts e combate, através de ítens encontrados na pista que podem desde disparar cascos e cascas de banana, até turbinar a velocidade e conferir invencibilidade. Um jogo espetacular, que é muito jogado até hoje.













Hyper V-Ball - um jogo simples e estremamente divertido. Nada de controles complexos em prol de simplicidade e diversão. Um excelente jogo de voley, muito melhor aproveitado por 2 jogadores, principalmente por causa de várias jogadas especiais muito bacanas.











Facilmente defendidas pelo computador, são extremamente empolgantes e inesperadas jogando contra um amigo. E isso sem falar também na modalidade da liga futurista.
Se o jogo tem um defeito, é ser baseado ainda nas regras antigas de vantagem, o que pode prolongar demais as partidas às vezes. Mas existe um hack que elimina esta regra, e é muito recomendado.








Super Tennis - A mesma regra aplicada no jogo anterior: simplicidade em prol da diversão !











 O jogo não reinveta a roda, apenas apresenta de maneira simples e eficiente várias modalidades de partidas que podem ser disputadas sozinho ou contra e até na mesma dupla que um amigo.


Com gráficos simpáticos, é rápido, desafiante e divertido, rende ótimas partidas até hoje.









NBA Live' 98 - a versão 98 desta famosa série foi um ótimo passo a frente das anteriores, com muitas opções de jogo, onde o jogador pode personalizar uma partida em todas as regras, além de poder, além dos já famosos times e jogadores, criar não só seu jogador, mas times inteiros !











Com uma jogabilidade simples, intuitiva e eficiente, é muito divertido tanto nos modos de exibição,campeonato, ou num belo mata-mata com os amigos !









Saturday Night Slam Masters - de todos os jogos de luta livre do Snes, este é o que considero com a melhor jogabilidade e diversão, o que é perfeitamente compreensível, tendo em vista que o jogo é da Capcom.







Jogando na modalidade solo ou em duplas, o jogo tem controles bem simples para este tipo de jogo, mas que funcionam muito bem e trazem todas as emoções do espetáculo da luta livre para o Snes, somado aos golpes especiais clássicos da produtora. Uma adaptação excelente do original dos arcades.
E ainda tem o Haggar !
O HAGGGGAAAARRRRR!






 NBA Jam Tournament Edition - A série se originou nos arcades e ficou bem popular com várias conversões caseiras, principalmente a do Mega Drive que era ótimo em jogos de esporte, graças ao seu processador mais rápido. Mas o pouco que o Snes perdeu em velocidade, compensou com gráficos e principalmente no som bem próximo da versão original.








O jogo é aquele clássico duelo de basquete em duplas que todos conhecem, com dezenas de astros da NBA, personagens secretos e as sensacionais jogadas especiais, que literalmente quebram a banca. Clássico até dizer chega !








Super Punch Out ! O segundo jogo da série chegou ao Snes esbanjando bom humor ! Como um boxeador novato, o jogador encara os tipos mais engraçados em sua missão de se tornar o maior de todos, todos !






Muito divertido, também se destaca por ser bem desafiante, onde o estudo dos movimentos de cada oponente é a chave para a vitória, assim como no esporte real. Um dos jogos obrigatórios do sistema. Pena que deu uma sumida e só voltou a dar as caras no Wii, mas sem conseguir superar essa maravilha...








International Superstar Soccer Deluxe - o primeiro jogo já era excelente, mas este conseguiu melhorar o que já era bom.

Com dezenas de seleções para escolher, muitas e muitas oppões de jogo,sendo possível até mesmo criar os próprios times, uma jogabilidade espetacular, este jogo iniciou com muita força a febre dos jogos de futebol, sendo o pai do clássico das locadoras Winning Eleven, e iniciando uma rivalidade com a série Fifa que dura até hoje.





Isso sem mencionar  a montanha de hacks que recebeu, além de apresentar o maior jogador de todos os tempos : claro que estou falando de Allejo, o grande !









O mito Allejo em um dia de placar pouco inspirado...   

Na próxima e penúltima parte, os jogos de nave, puzzles e miscelâneas !

3 comentários:

  1. grande post seu. os games de corrida do SNES são inesquecíveis. Internacional Super Star Soccer...bons tempos que qualquer um poderia jogar um game de futebol, não como hoje em dia onde se precisa de 2 faculdades,um mestrado e um doutorado para fazer um simples gol...

    e naquela época, qualquer time ou seleção servia para jogar.seja o Japão,Russia,Korea,Nigéria e vários clubes não famosos.... hoje, um "time decente" tem de ter o Messi,Rooney ou Cristiano Ronaldo no ataque....ou o Neymar.(tem gente que torce por ele)

    e Saturday Night Slam Masters. olha, a moda de agora é o UFC, mas para mim, a luta livre me diverte muito mais...mesmo tendo "marmelada" nas lutas.

    continue assim cara.

    ResponderExcluir
  2. Que bela coleção!!

    Acho que destes, um que estou devendo uma jogatina a sério é o Slammasters, jogão que joguei muito na época que meu amigo tinha um SNES!

    E, caralhos, Super Punch Out é viciante!! Depois que você pega o jeito dos inimigos fica uma delícia espancá-los uahuahua!

    Belo artigo, no aguardo da parte dos jogos de RPG, meu genero favorito!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...