quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Arcades que marcaram : Teenage Mutant Ninja Turtles


Antigamente, nos anos 80/90, as febres apareciam com muito mais força do que hoje, uma época tão bombardeada pelo excesso de informação, onde a cada 15 minutos uma nova mania surge.

E as Tartarugas Ninja foram uma febre quente como um vulcão !



os quadrinhos originais

Surgidas nos quadrinhos alternativos, os personagens explodiram pra valer quando migraram para os desenhos animados, que apesar de ser bem mais infantil que os quadrinhos (que eram bem violentos) e até meio bobinho, conquistou a garotada da época e gerou uma infinidade de produtos, incluindo aí os videogames.






Um primeiro jogo foi lançado para o Nes e não fez tanto sucesso assim, principalmente pela jogabilidade mal polida e pela dificuldade assustadora, mas a Konami decidiu levar a franquia para os arcades e lançou um jogo que entrou para a história.
O jogo é um beat'n up, estilo que ainda fazia muito sucesso na época, mas era de uma grandiosidade tamanha que se destacava como nenhum outro dentro dos saudosos fliperamas.







Começando pelo seu gabinete : quem viu uma máquina original sabe do que estou falando.A bicha era IMENSA, colorida ( apesar dos desenhos serem bem meia-bocas...) e dava a opção inédita na época de 4 jogadores poderem disputar uma partida juntos, e isso, meus amigos, era o próprio apocalipse na terra !







O jogo calculava a dificuldade de acordo com o número de jogadores, e se 3 ou 4 amigos fossem "brincar" ao mesmo tempo, uma horda de ninjas era lançada na tela, e isso era muito bacana e divertido de se ver.
E falando no visual, o jogo é um verdadeiro desenho animado. Personagens coloridos e bem animados, cenários lindos ajudados ainda pela dimensão da tela, grande o suficiente para acomodar todos os elementos, tudo isso embalado por grandes músicas tiradas diretamente do desenho.

 E essas músicas marcaram demais, pois a primeira lembrança que tenho do jogo é de simplesmente ouvrir a música de abertura há 1 quarteirão de distância do fliperama.
Lembro até hoje do grito que dei para meu tio ao ouvir a melodia: "Nossa, essa é a música das tartarugas ninjas, será que chegou um jogo delas??????"



 Isso numa época sem internet, quando os jogos  chegavam de surpresa e nos arrebatavam assim de uma vez só ( ou eram esquecidos, caso fossem uma bosta...)




 A jogabilidade é simples e eficaz, e a dificuldade é bem grande, principalmente nos diversos obstáculos lançados na cara dos pobres jogadores. A fase dos skates é lendária...quem se esquece daquelas explosões enormes que cobriam a tela durante o ataque dos helicópteros?





 Os chefes também são bem cabeludos, desde o primeiro confronto com Rocksteady, que depois é um inferno quando vem acompanhado pelo seu companheiro Bebop, passando pelo soldado de pedra, Krang e o clássico e descabelante duelo final com o Destruidor, garantia de muitas e muitas fichas gastas !





o duelo final : um massacre !!!!!



O jogo marcou época e foi outro grabde sucesso quando foi portado paro o Nes, motivo de grande inveja deste que vos fala, possuidor de um Master System na época...









Mesmo com o lançamento do tecnicamente superior e excelente 4º jogo para o Snes, este ainda, ao menos pra mim, ainda é um jogo
 mais carismático e muito marcante, que me proporcionou momentos inesquecíveis nos hoje quase extintos arcades, a graças aos emuladores, posso sempre reviver de forma menos grandiosa no aconchego do meu lar...
Mas ainda é muito bom chutar a bunda dos ninjas do Clã do Pé !!!!!!


NOTA FINAL : 100!!!!!!!!!!!



4 comentários:

  1. rapaz, tenho que jogar essa versão do arcade. só joguei a versão do SNES e era muito massa.

    ResponderExcluir
  2. A do Snes é o 4, este seria o 2. apesar do de Snes ser fantástico, ainda cho este melhor.

    ResponderExcluir
  3. Dava pra jogar de quatro!!! (personagens eu quero dizer!) o fliper que a gente jogava dava crédito se vc chutasse ele, então da-lhe joelhadas ao melhor estilo Sagat, kk
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...