segunda-feira, 7 de março de 2011

ARCADES QUE MARCARAM : SEA FIGHTER POSEIDON






Depois de muito tempo, estou de volta !
Quando iniciei o blog, tinha várias idéias de posts, e este é mais uma delas : falar de jogos que marcaram muito minha vida nos arcades, não só pela qualidade do jogo em sí, mas também pela época e pelas lembranças gostosas que estes retrojogos nos trazem.
Então peguem suas roupas de borracha, o arpão e vamos lá!

Até os 16 anos eu rea filho único, mas tive a sorte de ter um tio apenas 6 anos mais velho que eu que fez plenamente as vezes de irmão mais velho, e mais sorte ainda do mesmo ter me apresentado os arcades no início dos anos 80, naquelas casas em que se jogava Atari por tempo pago ( alguém se lembra disso?)
Me lembro que o primeiro Arcade propriamente dito que vi em ação foi Rally X, mas foi uma ida ao clássico fliperama do Ginário Coberto ( popular praça de esportes de cidade) que um jogo me marcou e ficou na minha mente por muitos anos : Sea Fighter Poseidon !

MENOS É MAIS !

O jogo foi lançado pela Taito em 1984 e é de uma simplicidade tão cativante que mostra que os mestres dos videogames sabiam como extrair leite de pedra em condições como antigamente dispunhasm, onde a criatividade era o principal fator dos jogos.

No jogo controlamos um mergulhador em uma espécie de veículo com a missão de salvar mergulhadores presos em cápsulas espalhadas pelo oceano. O veículo dispara mísseis usados para enfrentar os vilões que raptaram os mergulhadores, em veículos iguais ao nosso, e outros perigos, como minas, tubarões e também os perigos do mar, como vulcões submarinos e cavernas bem estreitas que sofrem avalanches pata tornar tudo mais agradável.

O veículo possui uma barra de combustível, e é aí que a cobra fuma : os mergulhadores só podem ser resgatados quando estamos nele, então devemos também roubar os veiculos dos inimigos, tendo o cuidado de acertar os pilotos com nossa máquinas pelas costas , liberá-lo rapidamente e conseguir montar no veículo abandonado. Tudo bem frenético e emocionante, e difícil como um bom arcade deve ser.

Chega a ser desesperador você estar sem o veículo cercado de inimigos por todos os lados e tentando roubar dos inimigos armado apenas com seu arpão, e tudo isso é bem bacana mesmo.
De tempos em tempos aparecem chefes na forma de submarinos, mas basta não morrer que eles se vão depois de um tempo, apesar de que consegui destruir 1 uma vez.

A música se divide em poucos temas, alguns que tocam durante algumas situações especiais ( tubarão!!!) e a clássica música tema que ficou na minha cabeça por mais de 20 anos. É incrível como um arquivo mid marca mais que muitas músicas orquestradas dos jogos atuais.

As fases seguem variando na cor dos cenários simples mas eficientes, na quantidade de inimigos, obstáculos e mergulhadores a serem resgatados, e não sei dizer até onde vai, pois o miserável é bem difícil e nunca cheguei ao fim, se é que existe um.A partir da fase 5 o núnero de reféns volta ao inicial, mas a dificuldade aumenta muito, com o combustível acabando bem rápido e aumentando o número de inimigos e a distância entre os reféns.
MORTOS EM COMBATE!

O jogo nunca foi portado para nenhum sistema, o que é estranho, pois tem a maior cara de jogo de Nintendinho, e teria sido bem vindo na época áurea do console, e até no querido Master System. Ele só foi reaparecer numa coletãnea que a Taito lançou para PS2 , mas graças ao MAME pude matar a saudade desse clássico que marcou tanto minha infãncia ao proporcionar uma verdadeira aventura submarina que encantava tanto em tempos mais inocentes.









Nota Final : 10 ( a nostalgia conta muito!)

10 comentários:

  1. Essa vc tirou do fundo do baú, hehe. Lembro das pessoas jogando no fliperama.

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo marcou demais, e você não precisa ficar só na lembrança, o Mame está aí pra isso mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Ola amigos, sou dos muitos que sentem uma saudade incrivel destes bons momentos de minha vida. Era um destes que vivia no fliper me divertindo com esses jogos, em especial este.
    Peço a quem tiver ou souber onde encontrar este jogo me avise. meu email é lhbatista@hotmail.com
    Grato.

    ResponderExcluir
  4. Kra, é só baixar o emulador Mame, as roms dos jogos vc acha fácil na net, recomendo o site Emuasylum.

    ResponderExcluir
  5. conseguir zerar esse jogo no fliperama ele é bastante dificil, fui o unico na minha cidade que conseguir fazer essa façanha.

    ResponderExcluir
  6. vc lembra de um jogo de nave que ficava girando em volta dos planetas,e vinha um meteoros pra cima dela, e da epoca desse jogo não consigo lembrar o nome para poder baixar, para quem curtir jogo de nave baixem gaplus pelo mame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARO ANONIMO ESSE JOGO DE NAVE QUE VC ESTA PROCURANDO CHAMA-SE GYRUSS NO RONATION VC ACHA FACIL FACIL ESSA ROM

      Excluir
  7. Kara, valeu! Nessa época eu tinha uma namoradinha que era viciada nesse jogo. Vou jogar no mame.

    ResponderExcluir
  8. Eu era viciado neste jogo ,era muito bom

    ResponderExcluir
  9. Como faço para baixar esse jogo ? Por favor

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...